LIGUE PARA NÓS: (49) 3445 4198
O Município A Câmara Vereadores Legislação Ouvidoria
Sessões Ordinárias
28/11/2017
Definidos alunos para o Parlamento Jovem da Câmara de Vereadores de Abelardo Luz

ACâmara de Vereadores de Abelardo Luz realizou na noite desta segunda-feira (27), o sorteio dos 11 titulares e suplentes do Parlamento Jovem, durante a sessão ordinária. O sorteio foi realizado entre estudantes do ensino médio que estão cursando o 1º ou o 2º ano das escolas estaduais do município.

A escolha dos parlamentares jovens é proporcional ao número de alunos matriculados em cada escola participante, visando manter a representatividade entre todas as instituições, sendo que, no caso dos suplentes, se aplica o mesmo critério. Com isso, a Escola Anacleto Damiani tem direito a sete representantes, Semente da Conquista a dois, Instituto Federal Catarinense (IFC) um e Paulo Freire também um.

Nesta primeira edição do projeto se inscreveram somente 22 alunos, sendo que um foi desclassificado, por ser menor de idade e não ter entregado a autorização dos pais ou responsável legal. Com isso, participaram do sorteio 21 alunos.

O sorteio foi realizado por dois servidores do Legislativo, Raquel Ferreira e Aderson Andreis, e dois professores da Escola Anacleto Damiani, Jorge Paulo de Quadros e Daniel da Silva. Como o sorteio era proporcional, foi feito por escolas.

Da Escola Semente da Conquista, ficou como titular Angélica Ribas de Freitas e suplente Alex Sandro Antonio Ferreira. Da Escola Paulo Freire os titulares são Vandrigo de Lima e Emerson Lins dos Santos. Do IFC ficou como titular Mikeli de Araújo.

Na Escola Anacleto Damiani ficaram como titulares Andrieli de Oliveira, Guilherme Borsato, Julcemara Rosa, Stefani da Silva, Marieli Brancker, Alesandra Cavaleiro da Silva e Gabriela Bergamaschi.

Os suplentes, pela ordem do sorteio, são: Patrícia Goulart, Katiane Amaral, Caroline de Paula, Mateus dos Santos e João Vitor Coroneti.

Projetos

A estudante Alesandra Cavaleiro da Silva, de 16 anos, foi a penúltima a ser titular, pela Escola Anacleto Damiani, e acompanhou nervosa o sorteio, porque desejava muito fazer parte do Parlamento Jovem. “Quero dar muitas ideias aqui no Parlamento e ajudar a sociedade abelardense, com projetos para que Abelardo cresça e se desenvolva. Eu fiquei muito curiosa sobre o trabalho dos vereadores, acho importante que a gente conheça e entenda o que eles fazem e como a gente pode ajudar”, disse a estudante do 1º ano do Ensino Médio.

Conforme o professor Jorge Paulo de Quadros, o projeto é de fundamental importância, porque a partir deste momento os jovens começam a ingressar na política. “Uma política diferente, de saberes, de aprendizado, para que se possa melhorar as condições de nosso município. O que se tem na mente é a politicagem e sabemos que não faz parte da política. E todos os professores tem o intuito de ajudar a estes jovens, com ideias que visam melhorar as condições de nosso povo”, afirma.

O presidente da Câmara, Lucas Sernajoto, autor do projeto, agradeceu aos vereadores e a todos que contribuíram para esta primeira edição do projeto. Ele espera que o Parlamento Jovem desperte nos jovens o interesse pela política. “A nossa juventude, assim como toda a sociedade está afastada da política e no início sempre é mais difícil. Muitos jovens estão desinteressados e outros têm receio de vir aqui e assumir a responsabilidade de uma vaga no Legislativo. O número de inscrições foi bem abaixo do esperado. Vamos ficar, inclusive, sem alguns suplentes, mas peço o apoio dos pais, da sociedade, dos professores, que é fundamental, para que encorajem os alunos que venham e participem”, reforçou.

Posse

No dia 6 de dezembro, às 20 horas, será feita a Sessão Solene de Diplomação e Posse dos Parlamentares Jovens sorteados, que terão um mandato de seis meses, iniciando no mês de fevereiro de 2018, e, neste período, serão realizadas sessões abertas ao público que ocorrerão em toda primeira quarta-feira do mês.

Logo após a posse, será realizada a primeira sessão do Parlamento Jovem, com eleição da mesa diretora, composta por presidente, vice-presidente, primeiro e segundo secretários.

O MUNICÍPIO ÁLBUM DE FOTOS HISTÓRIA GEOGRAFIA
A CÂMARA AGENDA DA CÂMARA ESTRUTURA ÁLBUM DE FOTOS
VEREADORES EM EXERCÍCIO LICENCIADOS MESA DIRETORA COMISSÕES LEGISLATURAS ANTERIORES PRESIDENTES ANTERIORES
LEGISLAÇÃO LEI ORGÂNICA ATAS COMISSÕES LEIS REGIMENTO INTERNO INDICAÇÕES MOÇÕES